16 Estratégias para construção de backlinks

Criar uma estratégia para construção de backlinks pode não ser uma tarefa fácil quando falta conhecimento adequado. Pensando nisso, trouxemos 16 dicas que ajudarão você a montar a sua com mais segurança e foco. 

Site apontando para outro em uma estratégia de backlink.
Backlink: um site apontando para o seu em uma estratégia de SEO off-page

1. Postagem de Convidado (Guest Post)

O Guest Post se tornou uma técnica de construção de backlink muito popular para adquirir links editoriais de alta qualidade. É quando você escreve um bom conteúdo em outro site relevante e faz um link para seu site no artigo (assim como em outros).

Encontrar boas oportunidades de Guest Post é muito fácil sem quaisquer ferramentas. Tudo que você precisa é conhecer alguns operadores de pesquisa do Google para encontrar ótimas oportunidades.

Primeiro, vá ao Google e digite as seguintes consultas, substituindo a palavra-chave pelo seu nicho ou setor.

  • palavra-chave + inurl: escreva para nós;
  • palavra-chave + posts de convidados;
  • palavra-chave + inurl: guest-post-guidelines;
  • palavra-chave + torne-se um contribuidor;
  • palavra-chave + blogueiros procurados;
  • palavra-chave + envie um artigo;
  • palavra-chave + deseja escrever para;
  • palavra-chave + contribuir;
  • palavra-chave + torne-se um autor;
  • palavra-chave + postagem de convidado de;
  • palavra-chave + agora aceitando postagens de convidado.

Confira também este artigo: Link building o Guia: 57 técnicas de como conquistar backlinks para seo off-page.

2. Copie seus concorrentes

Uma das melhores maneiras de criar backlinks para seu site é se inspirar nos seus concorrentes para classificar o seu site ao lado do deles ou acima!

Você pode usar quase qualquer ferramenta verificadora de backlink para descobrir quais seus concorrentes possuem.

Se você usar uma ferramenta como o Ahrefs, poderá facilmente pesquisar quais backlinks seus concorrentes têm e simplesmente tentar adquirir os mesmos. Você pode classificar por DA ou DR para ver os domínios com autoridade mais elevada para os quais seus concorrentes linkam. 

3. Construção de Links Quebrados

A estratégia de construção de links quebrados exige um pouco mais de trabalho manual, mas pode render muito no final.

Consiste, simplesmente, em encontrá-los em sites relevantes e construir um conteúdo relevante ligado a ele e contatar o proprietário do site para substituí-lo pelo seu link.

Basta usar uma ferramenta de verificação de links quebrados ou add-on do Chrome para encontrá-los no conteúdo.

4. Recupere menções não vinculadas

Isso significa contatar parceiros que possam ter mencionado sua empresa sem fazer a vinculação corretamente. Você deve pedir que atribuam seu link para que isso lhe traga um retorno.

5. Obtenha links contextuais 

Um link contextual é o texto clicável (geralmente, as palavras-chave) encontrado no conteúdo escrito de sua página da web. Se usado de forma eficaz, ele pode ser uma estratégia de vinculação de SEO muito forte para o seu site. 

Além disso, esse método garante alta credibilidade e popularidade entre os usuários e também entre os mecanismos de pesquisa.

A vinculação contextual pode ser feita para recursos internos e externos, ou seja, vincular suas páginas internas e/ou fornecer referências a outros sites. Ambos têm suas próprias recompensas.

  • Mais tráfego — as pessoas têm mais probabilidade de clicar em um link com conteúdo útil;
  • Mais visibilidade — mais pessoas verão sua marca, nome e site;
  • Mais autoridade — os mecanismos de pesquisa darão mais autoridade à página ou ao domínio para você;
  • Mais credibilidade — as pessoas ganharão uma confiança maior em sua marca.

6. Obtenha menções em listas de referência

Isso é possível de conseguir sendo o melhor em algum aspecto. Descubra o que os clientes ou leitores mais gostam em seu site/empresa e melhore ainda mais. Diariamente, são publicados artigos que contemplam os melhores em algo, esteja em algum deles. 

Por exemplo, o Canva é excelente em apresentar soluções gráficas a pessoas leigas. Ele é intuitivo e gratuito, o que leva milhares de blogueiros a recorrer a ele. Essas pessoas podem fazer comparações entre ele e outros softwares de design.

Assim, essa empresa de softwares poderia ter a chance de aparecer em um artigo sobre “Melhores aplicativos e softwares gratuitos de design para iniciantes”. A ideia é que você  ofereça algum serviço exclusivo ou de destaque em sua empresa para aparecer nesse tipo de lista.

7. Seja uma fonte segura para outros sites e para jornalistas

Aposte em um conteúdo de qualidade, tão bom que sirva de fonte para outros sites e até para jornalistas.

Para começar, uma boa ideia é se cadastrar no site “Ajude um Repórter”. Trata-se de um serviço que conecta os jornalistas com fontes de notícias. Você pode se colocar à disposição para responder perguntas e passar informações. 

Além disso, existe a possibilidade de entrar em contato diretamente com o jornalista para enviar algum artigo relevante.

8. Atualize o conteúdo antigo

Faça atualizações em seus conteúdos mais antigos, pois demanda menos esforço e os resultados tendem a ser mais rápidos.

Segundo Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital no mundo, essa atitude faz com que você consiga um pico no tráfego de pesquisa e melhore:

  • a taxa de cliques;
  • precisão do seu conteúdo;
  • atualização geral do seu site.

Aqui você vê algumas dicas rápidas de como fazer essa atualização.

  • Corrija erros ortográficos e gramaticais;
  • Conserte qualquer link quebrado;
  • Link para recursos melhores e mais novos;
  • Inclua multimídia para melhores classificações;
  • Otimize para as palavras-chave certas;
  • Compartilhe novamente seu conteúdo.

9. Construa ferramentas gratuitas

Todo mundo adora uma ferramenta que ajuda. Veja como começar:

  • Comece com uma pesquisa de palavras-chave e veja o que surge para “modelos”, “ferramentas” ou “gerador” em sua indústria;
  • Identifique os recursos de melhor desempenho e melhore-os;
  • Finalmente, ofereça-os gratuitamente.

10. Publique guias definitivos e listas completas

Um guia definitivo é um conteúdo desenvolvido para ser o melhor e mais abrangente recurso sobre um determinado tópico. Ele cobre informações suficientes para que você não precise ir a outro lugar para aprender mais sobre o assunto.

A razão pela qual esses guias definitivos atraem backlinks de entrada é que eles ajudam blogueiros e jornalistas a fazer referência a um conceito que mencionam.

11. Use imagens para ganhar links e menções

Os infográficos são provavelmente o recurso visual mais comum usado para ganhar backlinks. É sempre bom fazer experiências com eles, se ainda não o fez. Aprenda a otimizá-los, independentemente de você ter conhecimento de SEO iniciante ou avançado.

No entanto, se você julga que os infográficos não funcionam bem para a sua marca, aqui estão alguns outros recursos visuais que você pode considerar criar:

  • tabelas e gráficos com dados originais;
  • diagramas para explicar visualmente conceitos complexos;
  • modelos de uma página;
  • galerias de fotos gratuitas para outras pessoas usarem.

12. Use diretórios

Listar seu site em diretórios online ajuda muito a melhorar sua presença na web. É importante encontrar diretórios de alto tráfego com links de autoridade para que essa estratégia seja bem-sucedida.

13. Use o método de construção de link quebrado

Essa tática envolve entrar em contato com um site que tem um link de saída quebrado (um link para uma fonte externa) e sugerir que eles o atualizem com um link para uma de suas páginas. 

Claro, sua página deve ser um bom recurso sobre o tópico ao qual eles estavam originalmente vinculados, então faz sentido trocar o link quebrado pelo seu.

O desafio dessa tática é, obviamente, encontrar esses links quebrados. Podemos fazer isso usando ferramentas com os relatórios do Deepcrawl.

Procure sites com links quebrados e encontre recursos relevantes em seu site que você pode sugerir em seu lugar.

Você pode procurar uma página morta (404) que costumava receber uma tonelada de links, recriar aquele artigo ou oferta com um conteúdo melhor e mais relevante e, em seguida, alcançar aqueles que criaram um link para a peça inicial.

14. Dê depoimentos

Depoimentos e avaliações auxiliam nas decisões de compra dos clientes. Eles ajudam a melhorar as classificações, estabelecer confiança e credibilidade e ganhar menções confiáveis.

15. Envolva-se em RP digital

A RP Digital envolve a obtenção de backlinks de alta qualidade de sites e publicações online e análises honestas de clientes.

Essas táticas ajudam os sites a alcançar seus clientes-alvo, apresentando a empresa em sites que leem, podcasts que ouvem e nas contas de mídia social que amam.

A regra de ouro que se aplica aqui é, como de costume: crie conteúdo significativo, notável e atraente que seus usuários adorarão e compartilharão.

16. Utilize a técnica do skyscraper ou arranha-céu

A técnica do arranha-céu (skyscraper) envolve espelhar e melhorar o conteúdo dos melhores desempenhos nas principais posições de classificação para as palavras-chave desejadas.

É assim que funciona:

  • encontre um conteúdo relevante com muitos backlinks;
  • crie algo muito melhor;
  • peça àqueles que têm links para o conteúdo original que façam um link para o seu conteúdo superior.

Essencialmente, essa tática se baseia na tendência humana natural de se sentir atraído pelo melhor.

Conclusão

Construir uma boa estratégia de Link Building é fundamental para conseguir uma boa classificação pelos motores de busca. Aqui você aprendeu a importância dos backlinks e como consegui-los.

Agora, você conhece também algumas ferramentas de qualidade que ajudarão você nessa tarefa desafiadora. Conte-nos como foi sua experiência e como conseguimos ajudá-lo!