SEO OnPage WordPress Dicas

William Tormen

William Tormen

Co-fundador da Agência WnWeb. Profissional especialista em criação de sites em WordPress.

Vamos começar pelo básico e entender como o Google avalia as páginas que vão aparecer nas primeiras posições, neste artigo vou mostrar 5 dicas de SEO OnPage WordPress, também vou explicar alguns termos que podem ser confusos aos olhos de quem está começando neste novo caminho.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Certamente você já deve ter ouvido o termo SEO, muitas empresas são focadas somente em oferecer este serviço, criar um site e publica-lo é somente o começo, o próximo passo é fazer seu público encontrar seu site utilizando um buscador como o Google, por exemplo. 

Como meus clientes podem me achar no Google?

Vamos entender o Google, sempre que você pesquisa por um produto ou serviço, ou até mesmo por um nome de um famoso, você precisa escrever o termo que você gostaria de buscar, certo? Exemplo, se eu escrever no Google as keywords (palavras-chave), o Google vai me entregar alguns resultados relacionados a essa palavra-chave, é basicamente isso, o SEO concentra-se em fazer seus clientes acharem seu site ou loja através do termo usado na pesquisa, ou seja, as palavras-chave que o usuário escreveu.

O nicho de SEO é dividido em duas etapas, tráfego pago e tráfego orgânico.

Índice do artigo

Google AdWords - Tráfego Pago.

Explicando de forma direta Google Adword, com essa ferramenta podemos configurar uma campanha e direcionar para seu site, loja ou diretamente para um produto, mas como funciona?

O primeiro passo é criar seu anúncio, seria basicamente configurar o que você gostaria de mostrar para seus clientes, pode ser a página de um serviço, produto ou a página inicial de eu site.

Em seguida, é necessário analisar quais as palavras-chave (keywords) que melhor se aplicam a seu negócio e que vão aparecer em seu anúncio.

E por fim, determinar um orçamento diário para seu anúncio, após isso, sempre que alguém pesquisar no Google a palavra-chave que você configurou em seu anúncio, seu site vai aparecer no topo das páginas.

Exemplo da nossa campanha focada em criação de sites wordpress, aparemos logo após a busca pelo termo, criação de sites WordPress.

SEO Orgânico OnPage WordPress

Agora sim, chegamos onde queríamos, é dentro deste tópico que as 5 dicas de SEO OnPage WordPress irão aparecer.

1 - Meta Title.

Este item é básico, mas muitos sites publicados ainda não utilizam ou quando utilizam de forma errada.

Como um título pode ser errado?
Certamente existem regras para escrever seu meta title, o número de caracteres é uma delas, saber escrever o título da sua página além de facilitar muito o usuário a entender o conteúdo que vai levar até ele, é possível relacionar o título com a descrição e concretizar o usuário a clicar na sua página.

2 - Meta Description.

O texto descrição de uma página na hora da pesquisa, também conhecido pelo termo meta description, é localizado logo abaixo do link e do título do seu site.

A função dele é ajudar o usuário a entender a finalidade da sua página e como ela poderá ajuda-lo, fazer uma boa otimização no meta title e meta description é sem dúvida uma das primeiras análises a serem feitas em um processo de auditoria.

Rank Math SEO. Utilize essa incrível ferramenta para ajudar no processo de SEO no seu site.

Fazer SEO nunca foi fácil e também não existe uma fórmula ou receita secreta, cada site depende de diversos fatores para subir na classificação do Google, mas claro que existem algumas ferramentas que podem auxiliar neste processo, o Rank Math SEO é sem dúvidas essa ferramenta, ele consegue ajudar a melhorar o SEO de sua página usando um sistema de nota, que avalia sua página de 0/100, sem dúvida dúvidas não poderia faltar no nosso top 5 Dicas de SEO OnPage WordPress.

3 - URL Amigável

Certamente você já acessou um site com a URL(link) com um nome estranho, cheio de números e caracteres estranhos, existem muitas ainda.

O termo URL amigável, é quando o link do seu site está falando para onde vai levar o usuário.

Os dois links acima levam para o mesmo lugar, mas somente um está falando para você, para onde ele vai te levar, essa é a diferença entre URL amigável e uma URL não otimizada, quando construir uma página, adicione no título e na URL a principal palavra-chave, vai ajudar muito na hora de entender para onde sua página levara seu público, sem contar ser um fator indispensável para o Google.

4 - Hierarquia dos H1, H2, H3, H4, H5

Para muitas pessoas criar uma página é só adicionar o texto e as informações e já está pronto.

Bom, falando a grosso modo, sim! Determinar o H1 em seu projeto é a forma que os navegadores entendem que isso é o título principal do seu site.

A primeira palavra ou a primeira frase que aparece no seu site é o termo principal correto? Nesse artigo meu H1 é a frase 5 Dicas de SEO OnPage WordPress, ela é o termo principal do artigo é por esse título que provavelmente você encontrou esse artigo, sempre o H1 é o título do seu site e nunca tenha mais de um H1, ter mais de um H1 é prejudicial para o SEO.

O mesmo vale para o H2, se o H1 é o título, logo meu H2 é o subtítulo, imagine o conteúdo do seu site, sempre oque tem mais importância vem primeiro, seguindo do segundo item mais importante, segue exemplo abaixo.

5 - Conteúdo.

Por último, porém um dos mais importantes é o gerenciamento de conteúdo em seu site.

Após corrigir os itens anteriores, chegou o momento de começar a elaborar o conteúdo do seu site, em qualquer busca sobre SEO, você vai notar diversos profissionais falando a mesma coisa, conteúdo de qualidade.

Mas quem determina se o conteúdo é de qualidade ou não?
É claro que muitos já fizeram essa pergunta até mesmo o Google, hoje é possível avaliar o conteúdo de um site através de algumas ferramentas de análises, o próprio Google Analytics, faz isso ele consegue avaliar o tempo que cada usuário ficou em suas paginas e gerar um relatório para você com diversas informações sobre quais páginas foram mais acessadas e o tempo que os usuários ficaram nelas, com isso podemos melhorar nossas estratégias cada vez mais.

Ao construir uma página, procure pensar como os clientes pesquisaram por ela, quais palavras-chave usar, adicionar na página imagens que vão ajudar a esclarecer as dúvidas, guie o usuário através do conteúdo de uma forma esclarecedora, fazendo essas 5 dicas de SEO OnPage WordPress, tenho certeza que seu site vai lhe trazer muito mais resultados, são técnicas simples e básicas, porém é o simples e básico que muitos esquecem de fazer ou não se importam.

É isso ae! 5 Dicas de SEO OnPage WordPress

Chegou até aqui, parabéns!
Já que você chegou até aqui, significa que gostou do artigo, agora vou indicar um artigo também feito por mim, para ajudar você a sair do básico, aplicou essas técnicas de SEO básico, show! Agora vamos para o passo dois e um pouco mais técnico, vou explicar as 5 Razões pelas quais seu site WordPress está lento, isso é muito importante para o Google e um fator indispensável para o SEO, o termo desempenho é um dos pilares mais importante para seu site e um dos critérios de avaliação do Google.

Neste segundo artigo vou dar algumas dicas que junto a essas primeiras você vai ter um resultado notável em menos tempo, vou ensinar você a deixar seu site rápido e muito mais profissional, é claro todos os itens citados são focados no resultado para o Google, também não adianta de nada fazer todos os itens desse artigo e o site ser pesado e não abrir, um site lento pode ser muitas vezes um convite para o usuário nunca mais retornar, irei indicar ferramentas de análises e os plug-ins mais usados por nós aqui na agência, aplicamos essas técnicas em nossos clientes, muitos já estão ganhando posições nas páginas do Google e conseguindo investir mais em seus negócios.

O objetivo não é apenas fazer um site, é fazer você vender muito mais e alcançar suas metas no mundo digital, somos uma agência especialista em criação de sites WordPress, possuímos também um núcleo interno especialista em SEO, no qual focamos primeiramente em fazer seu negócio crescer localmente, aumentar o tráfego de seu site e naturalmente o retorno que você tem por ele.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
William Tormen - Especialista WordPress

William Tormen - Especialista WordPress

E ae! Gostou das dicas? Tá começando agora no mundo do SEO, comece pelo básico, faça tudo com calma, não tenha pressa na hora de fazer qualidade, aplica as técnicas acima em seu site e revise, com isso seu site ganha mais autoridade e isso é muito importante para o Google!