5 Razões pelas quais seu site WordPress está lento

William Tormen

William Tormen

Co-fundador da Agência WnWeb. Profissional especialista em criação de sites em WordPress.

Seu site está lento? Não sabe os motivos ou nem imagina oque pode ser, neste artigo vamos apontar 5 Razões pelas quais seu site WordPress está lento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A velocidade de carregamento do seu site pode impactar em diversos fatores importantes, um site não otimizado além de frustrar os usuários é um convite para eles nunca mais acessarem seu site, também é um fator muito importante nos critérios de avaliações do Google, vamos apontar 5 razões pelas quais seu site WordPress pode estar lento.

Índice do artigo

1- Teste de velocidade e performance

Algumas ferramentas como Page Speed ​​Insights do Google podem apontar rapidamente alguns itens a serem melhorados em seu site, também existem outras ferramentas gratuitas: GT Metrix, Pingdom e Web Page Test.

Exemplo da análise do GT Metrix.

Após finalizar o processo de análise em um das ferramentas, basta corrigir os erros ou realizar as sugestões de melhoras que elas apontam, foque sempre na otimização do seu site, o mais importante é seu site ser otimizado e ter uma boa navegabilidade nos dispositivos mobiles.

2- Muitos Plug-ins instalados é uma das 5 Razões pelas quais seu site WordPress está lento

A praticidade de instalar plug-in no WordPress foi o principal motivo de tornar a plataforma uma das mais utilizadas no mundo, porém abusar do uso dos plug-ins pode ser muito prejudicial para seu site.

É impossível fazer um site sem instalar pelo menos 3 plug-ins, mas isso não é uma regra e não existe um número ideal ou exato de plug-ins a serem instalados, cada projeto tem uma necessidade diferente e precisa de recursos diferentes.

Pensando nisso hoje existem diversos construtores de páginas, melhor dizendo construtores de sites, esses construtores têm a disposição dos usuários muitos recursos que dispensam o uso de alguns plug-ins.

Reflita se realmente seu site precisa de mais um plug-in, explore ao máximo os recursos do seu construtor de páginas, se não utiliza um construtor, talvez seja essa a ferramenta certa a ser instalada.

Após instalar um novo recurso em seu site, realize alguns testes de velocidade e desempenho para ver se realmente o novo recurso ajudou ou piorou, evite instalar plug-in para tudo, muitas coisas podem ser instaladas sem nenhum plug-in, o Google Analytcs é um exemplo, existem diversos plug-ins para instalar o GA (Google Analytcs) em seu site, porém não é necessário utilizar plug-in pra isso, basta adicionar o código nodo seu tema e pronto!

Como instalar Google Analytcs em site WordPress sem Plug-in

Construtores de sites em WordPress

Elementor PRO

Um dos mais completos construtores de páginas, o Elementor PRO, é sem dúvida uma ferramenta indispensável se você pensa em um construtor com diversos recursos e módulos adicionais que podem turbinar ainda mais a versão PRO, muitas empresas utilizam o Elementor PRO para criação de sites em WordPress. Além de ser muito leve essa ferramenta permite algumas configurações de SEO diretamente dentro dela.

DIVI Builder

Outro gigante quando o assunto é construtor de páginas é o Divi Builder, além de ser muito prático e moderno, diferente do Elementor PRO que é um Plug-in o Divi Builder é um tema, após instalação do tema e ativação o construtor já fica disponível para começar a construção do site.

Visual Composer

Visual Composer

Considerado por muitos, o Visual Composer é um dos page builders mais utilizados no mundo, muitos temas comprados no Theme Forest vem com essa incrível ferramenta instalada.

3- Otimização de imagens

Este é o item mais comum em usuários sem experiência, muitos sites hoje em dia nem abrem de tão pesados que são, sabemos que a beleza dos sites muitas vezes é uma imagem bonita de banner, ou uma galeria cheia de efeito que enche os olhos dos visitantes, por mais lindo que seja, existe o outro lado da moeda, o desempenho e velocidade do projeto.

O Google é muito exigente na hora de ranquear seu projeto, a otimização e carregamento pesam e pesam muito na hora do Google decidir qual a posição seu site vai ficar, nem todo mundo tem o conhecimento de fazer uma otimização nas imagens de forma manual utilizando o Photoshop, então… Segue algumas dicas legais para resolver de vez essa questão.

Plug-ins que ajudam na otimização de imagens

WP Size Limit Plugin

Wp Limit Size

Este plug-in é muito importante para usuários leigos, ele determina um tamanho em KB para as imagens, ele coloca um limite na hora de enviar uma imagem para biblioteca, se você colocar o tamanho igual o da imagem 249 KB, você não consegue adicionar imagens em seu site maior que isso, não deixe de fora esse plug-in.

Baixe o Wp Size Limit Plugin aqui

Smush – Lazy Load Images, Optimize & Compress Images

Otimização de imagens pode ser uma das 5 razões pelas quais seu site WordPress está lento

Sem dúvidas essa é uma ferramenta indispensável em seu site, o Smush compacta e diminui o tamanho (peso) de suas imagens fazendo seu site ficar muito mais leve e rápido, além disso, você pode deixar ativado a opção Load Imagens, sempre que adicionar uma imagem em seu site o Smush automaticamente já compacta a imagem e deixa no tamanho e peso ideal para usar em seu site e sem dúvida é uma das 5 razões pelas quais seu site WordPress está lento.

4- Compactar CSS ou JavaScript

Chegamos a um ponto mais técnico, reduzir ou compactar o CSS, JavaScript não é uma tarefa fácil, exige um pouco mais de conhecimento, porém em todos os testes de velocidade este item vai aparecer, como dito o ideal é fazer isso de forma profissional e otimizada, mas também podemos utilizar os plug-ins.

Plug-ins para otimização de CSS e JavaScript

Autoptimize

Autoptimize

O Autoptimize além de ser fácil de configurar ele cumpre muito bem seu papel na compactação de códigos e otimização, muitas ferramentas de análises indicam ele como um ótimo aliado na hora compactar e reduzir os códigos desnecessários.

Wp Rocket

Plugin Wp Rocket

Essa ferramenta é muito mais que um plug-in, o Wp Rocket, é um otimizador completo para seu site em WordPress, além de fazer toda otimização de entrega de CSS, JavaScript você pode configurar o cache de seu site para melhorar a entrega de conteúdo atualizado e muito mais.

5- Tempo de resposta de sua hospedagem

Muitas pessoas economizam em suas hospedagens, mas nem sempre é uma alternativa válida, basicamente ter uma hospedagem ruim é ter um site lento e ruim também, claro que nem tudo é culpa da hospedagem, mas ela pode ser a maça podre da cesta sim.

O ideal é você contratar uma hospedagem otimizada e focada em projetos WordPress, nem todas as hospedagens são boas para projetos WordPress, fique atento na hora de contratar sua hospedagem, verifique a qualidade e os benefícios para seu projeto em WordPress, uma das hospedagens mais utilizadas é a SiteGround, considerada a melhor hospedagem WordPress por oferecer recursos focados em WordPress.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
William Tormen - Especialista WordPress

William Tormen - Especialista WordPress

Primeiramente é muito bom compartilhar essas dicas e técnicas que aprendemos e testamos ao longo desses 11 anos de empresa, quando o assunto é WordPress existem muitas variáveis que podem atrapalhar seu ranqueamento nas páginas do Google e uma delas é a otimização do seu site, o Google é muito exigente neste ponto, ter uma boa navegabilidade mobile e um site bem otimizado e rápido sem dúvidas é o caminho certo a trilhar, se o seu site está lento espero que esse artigo possa ser útil para você, se precisar de ajuda para instalação e configuração podemos ajudar.