Apesar das constantes mudanças nas regras do SEO On-Page e Off-Page, ainda domina o marketing online com suas técnicas eficazes.
Qual é a diferença entre SEO On-Page e Off-Page?
Esses são os dois principais setores nas classificações de SEO. A diferença entre eles está no aspecto do controle, em que o On-Page pode ser controlado por estratégias dentro do próprio site.
O SEO Off-Page, ao contrário, requer cooperação com parceiros externos para negócios que aumentam as classificações.
Caso você não tenha familiaridade com SEO, recomendamos a leitura do nosso artigo de SEO para iniciantes.
Quais são as vantagens do SEO On-Page?
Vamos agora ver por que o SEO feito internamente, On-Page, é 100% perfeito e benéfico.
Resultados locais
O SEO On-Page traz excelentes resultados para buscas locais. Por necessitar de menos otimização externa devido à menor concorrência, essa é uma boa estratégia para aparecer facilmente nas primeiras posições do Google.
As principais melhorias que ajudam nessa otimização são:
- localização no título de destino;
- cadastramento no Google Maps;
- enriquecimento dos snippets;
- mapas de sites de localização GEO.
Os resultados locais do Google são de grande importância nos resultados de SEO atualmente.
Marketing econômico e poderoso
Sites podem ser destacados nos resultados orgânicos do Google da forma mais econômica com a ajuda de estruturas de página. A classificação também aumenta devido a palavras-chave bem definidas.
Esse trabalho pode ser executado com pouco investimento financeiro, tendo em vista que existem muitas ferramentas gratuitas de busca de palavras-chave. Além de econômico, esse é um ajuste poderoso, capaz de trazer grandes resultados.
Valor Permanente
O SEO On-Page tem um custo permanente, pois as ferramentas usadas são sempre do próprio dono do site. A otimização feita nas páginas não têm um valor monetário adicional, pois não depende de terceiros ou parcerias com outros domínios.
Economia de tempo
Não é necessário refazer o trabalho nas páginas quando se refere ao SEO. Normalmente, uma única execução e a manutenção das boas práticas são o suficiente.
Isso reflete em uma economia de tempo, pois não há necessidade de procurar parceiros para a realização de outras melhorias.
Bom UX significa melhor taxa de conversão
Para alcançar uma presença imponente com boas classificações, a experiência do usuário é um fator essencial, conforme as últimas atualizações do Google.
Consequentemente, mantendo bons resultados, como baixas taxas de rejeição, boa média de tempo por sessão e rápido carregamento, você obterá uma classificação mais elevada.
Portanto, quanto melhor for a experiência do usuário (UX), melhores serão as classificações e taxas de conversão, enquanto o SEO Off-Page apenas ajuda na classificação e no tráfego.
Melhora a CTR
A otimização da meta descrição e do meta title (texto e título, respectivamente, da sua página em um sistema de buscas) faz parte do SEO On-Page. Isso também leva à melhoria da taxa de cliques (CTR) para resultados orgânicos.
Dessa forma, garante-se não apenas a exibição nos primeiros resultados do Google, mas também os cliques dos usuários.
Mais fontes de tráfego orgânico
Imagens e vídeos precisam ser otimizados a fim de aprimorar as páginas de destino, o que atrai não apenas visitantes dos resultados da pesquisa Google, mas também de imagens, vídeos ou mesmo do YouTube.
Velocidade de página
A alta velocidade de carregamento da página traz uma boa experiência de usuário associada à possibilidade de uma taxa de conversão de site aprimorada, o que levará as classificações às alturas.
Singularidade
Você pode criar a essência da exclusividade em seu site com o uso de fatores de SEO On-Page. No processo, mantenha os olhos abertos e evite possíveis penalidades do Google Updates com o uso de diferentes metatags, textos, descrições de vídeo, etc.
Alavancar palavras-chave de cauda longa
A inclusão de palavras-chave de cauda longa no conteúdo do site e nos links internos é essencial para obter uma boa classificação e impulsioná-la.
Apostar nesse tipo de palavra é uma boa ideia para quem está iniciando ou para sites que estão buscando classificação para palavras mais disputadas.
Conclusão
Sempre olhe para o On-Page como uma estratégia de alta eficácia. Otimize todos os fatores de sua página antes de começar a competir com seus concorrentes, isso lhe garante vantagem ao enfrentá-los.
Conheça também nossas dicas de SEO On-Page para WordPress e alcance resultados ainda melhores.
Não subestime o SEO, ele é um investimento econômico que impulsiona o presente para um amanhã imponente.