Blog Monetizado pelo Google Por: William Tormen

Olá, me chamo William Tormen, atualmente sou especialista em SEO, meu objetivo com esse artigo é mostrar a importância de ter um blog monetizado pelo Google e como isso pode mudar sua vida no mundo digital.
Minha primeira formação foi Web Design, por muito tempo foquei meu tempo somente no design, estudei UI, UX, Design Mobile, Neuro Marketing, etc…
Conforme o mundo digital foi crescendo e os motores do Google cada vez mais recebendo atualizações, não demorou muito para que a grande sacada viesse.
Não bastar ter somente um site bonito, ele tem que vender.
Hoje sou especialista SEO e foco meu tempo em dar resultados para meus clientes, combino minha experiência em UX, UI e aplico o SEO, sempre visando o resultado para meus clientes.
Notei que no mundo digital um dos pilares do SEO que mais dá resultado é os backlinks, ganhar um link de um site com bastante autoridade é difícil e às vezes não são tão eficientes assim, mas é importante ter sites com autoridade para trocar links, isso ajuda muito no SEO.
Faço parte de uma rede de empresas e trocamos links através de conteúdos muito bem escritos e elaborados, somos criteriosos em nossos artigos, conforme meu trabalho em portais de notícia e sites foram aumentando drasticamente, começamos a pensar da seguinte forma: Vamos monetizar todos os sites de notícia!
A partir deste ponto que começou a surgir algumas dúvidas e frustrações, é claro que não foi fácil monetizar os primeiros sites, conforme a experiência adquerida e muito estudo, descobrimos que existem pontos que o Google avalia melhor e ajuda no processo de aprovação para começar a monetizar.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Índice do artigo

Me Chamo William Tormen

William Tormen
Como já disse, me chamo William Tormen, Co-fundador da Agência WnWeb, especialista SEO e Sites WordPress.
O objetivo é mostrar o processo de monetização de um blog pessoal ou site, ambas as técnicas e dicas funcionam para qualquer projeto, seria mais um guia prático para você começar a ganhar dinheiro postando diretamente em seu site.
O processo de monetização de um site é muito legal para você entender a importância do SEO em seu site e como o Google entender que seu site é um site aceitável, aplique as técnicas ensinadas nesse artigo em todos seus projetos, o processo de monetização difere de um site somente focado em SEO, mas as regras, são basicamente as mesmas e você vai entender.

Blog Monetizado pelo Google: É Importante?

Google Adsense
Ter um site com milhões de acessos por dia é o sonho de muitos, também é o meu heheh, todos sabem que o Google paga em dólar os sites aprovados pelo AdSense, é claro que você quer ganhar dinheiro do Google!
Mas de onde vem o dinheiro? Quando seu site é aprovado pelo Google AdSense, seu site passa a exibir anúncios, conforme a interação com esses anúncios você recebe um bônus(dinheiro), por exibir os anúncios.
Mas não é tão simples assim, por mais lindo e perfeito que seja, ganhar dinheiro do Google é uma tarefa complexa, não é simplesmente fazer um site de qualquer jeito, postar 300 artigos por dia e ganhar a aprovação.
Existem alguns critérios e regras a serem seguidas, então a pergunta ainda fica no ar: Ter um site ou Blog Monetizado pelo Google: É Importante?
Claro que sim, além de ganhar dinheiro do Google é muito importante ter um site com milhões de acessos, você pode criar os famosos backlinks, fazer trocas de postagem, troca de links e guest post.

Como ter um Blog Monetizado pelo Google?

Como monetizar seu site
Mão na massa, como já foi dito, não basta ter um site de qualquer jeito e esperar pela aprovação do Google, agora mostrarei algumas técnicas que aplico em todos os sites que monetizo e até hoje nunca falhou, alguns não são aprovados de imediato, em alguns casos, os projetos não tem um tráfego OK ainda, isso acaba demorando um pouco mais, mas é um bom sinal para começar a trabalhar o SEO Orgânico e a estruturação interna das postagens.

Estruture seu Site - Página Institucionais

Não basta pensar somente em fazer conteúdo e sair postando igual louco, calma!
O Google avalia seu site como um todo, tenha em mente isso, tenha um menu de categorias bem estruturado, faça com qualidade as páginas institucionais, página Quem Somos, Página Contato e tenha uma página falando as Políticas de Privacidade e Cookies.
É importante para o Google e para seus leitores terem essas páginas, se eles quiserem entrar em contato com você, existe uma página específica para isso, com formulários de contato, informações sobre você e seu site, a página Quem Somos, ajuda muito o leitor a entender quem realmente é você, sua ideia, intenção com o projeto.

Produza Conteúdo Original

É isso mesmo, é clichê, mas é este o segredo!
O Google é muito criterioso quando o assunto é conteúdo relevante ou conteúdo de qualidade, muitos portais de notícias postam a mesma notícia com as mesmas palavras-chave que dizem a mesma coisa, alguns ainda copiam textos em sites estrangeiros e traduzem para sua realidade.
O Google sabe que você faz isso, e é exatamente isso faz seu site não ser aprovado pelo Adsense, tenha em mente usar sempre a boa prática para criar seu conteúdo, produza seu conteúdo com qualidade, invista em uma equipe ou um profissional focado em gerenciamento de conteúdo.
Se a sua ideia é ter um site de notícias é muito mais fácil, você pode falar sobre tudo e surfar nos tópicos mais comentados dos momentos, dicas, fofocas, televisão, famosos.

Produza Muito Conteúdo

Alimente seu site, alimente muito seu site, produza conteúdo de qualidade, é válido até fazer mais de uma postagem falando do mesmo assunto com observações diferentes, os maiores portais de notícias criam artigos falando do mesmo tópico com autores diferentes.

No exemplo acima, o portal da MSN, criou uma categoria para falar somente sobre o COVID, isso é muito importante cria autoridade e propriedade, o Google entende que você está falando com autoridade sobre o assunto.

Aproveite a onda grande, surfe em alguns tópicos ou assuntos do momento, o Big Brother Brasil foi um dos assuntos mais comentados em fevereiro de 2021, todos os portais de notícias falaram das polêmicas envolvendo os participantes, e com isso surgiu a possibilidade de criar muitos artigos relevantes sobre o assunto.

Técnicas de SEO no Blog e Sites

Sim, além de ter um bom conteúdo é importante organizar a estruturação do seu conteúdo, existem algumas regras de SEO que são importantes para seu artigo.
Aplicar as técnicas de SEO é uma das principais dicas de como ser aprovado no AdSense, ter um site bem otimizado para os mecanismos de buscas é indispensável para seu site ter um bom posicionamento, ter um site otimizado não é o mesmo que ter um site otimizado para as pesquisas, vamos lá!

Otimização de Performance

Otimização de Conteúdo SEO

Selo SSL - Certificado de Segurança

SELO SSL
Pense da seguinte forma, se você vai comprar um produto em uma loja virtual e pula um aviso na sua tela dizendo ESTE SITE NÃO É SEGURO, isso coloca a credibilidade da loja virtual em julgamento, não é mesmo? Isso vale para tudo, geralmente você só compra de sites populares ou que transmitem confiança.
É claro que o Google prestará muito atenção nisso, não tem hipóteses alguma de você não verificar este item em seu site, ter o certificado SSL ativo pesa muito na avaliação do Google.
Certificado SSL é obrigatório, não existe nenhum site monetizado que não tenha um certificado SSL (Selo de site seguro), além de passar muito mais credibilidade é um critério importante que o Google avalia.

Não Faça SPAM - Clickbait Jamais!

Spam

Sério! Todo mundo já clicou em um anúncio Clickbait, você pode não saber o significado da palavra, mas já clicou, com certeza!

Clickbait é uma expressão usada quando alguém cria um conteúdo que não tem significado algum com o título ou a imagem, imagine só: Você está lendo esse artigo e clica em um link na frase, aprenda a fazer SEO agora, e esse link vai te levar para uma loja virtual de produtos para sexo.
Isso é um Clickbait, você clicou em um assunto que despertou sua curiosidade, mas te entregaram algo sem sentido algum, que não tem ligação alguma com o termo que você clicou.
O SPAM é a mesma coisa, porém com outro sentido.
SPAM são mensagens eletrônicas(e-mails) de propaganda ou anúncios enviadas de forma desproporcional e de forma massante, tem empresas que enviam o mesmo conteúdo mais de uma vez por dia, isso além de aborrecer é um desrespeito, muitas vezes você nunca procurou aquele produto, nem conhece a empresa que vende o produto ou oferece o serviço, mas você sempre recebe o conteúdo.
O Google vem olhando seriamente para este item, fazer Clickbait ou SPAM pode gerar uma punição irreversível em seu site, os motores do Google podem deixar de indexar seu site, você praticamente perde seu domínio e o Google enxerga seu site como conteúdo desnecessário para os leitores, como isso você perde tráfego continuamente até seu site não ser mais indexado em lugar nenhum.
É preciso ter uma política anti-spam, deixe transparente para seus leitores que seu conteúdo não está ligado a nenhum tipo de SPAM.
Site sem penalidade.
Site com penalidade.

Google reCAPTCHA! - Você é um Robô?

Google Safe
E agora? Você é um robô ou não?
Eu gosto de dizer que o reCAPTCHA é uma utilidade chata, mas necessária, é frustrante você errar mais de uma vez as imagens, clicar em semáforos, barcos e bicicletas, mas acredite… é necessário!
A ideia do reCAPTCHA é separar os robôs e computadores dos usuários reais, é um recurso muito utilizado em formulários de contato, sendo um item obrigatório para clicar e validar sua inscrição, sem verificar o reCAPTCHA não é possível enviar formulários e em alguns casos nem acessar sua conta.
A principal utilidade do reRECAPTCHA, é filtrar o tráfego em seu site, ele impede que ‘softwares’ ou malwares obtenham informações, ou disparem seus formulários sem autorização é muito fácil enganar um formulário de contato que não tenha a integração com reCAPTCHA.
Ele também evitará que sua caixa de e-mail fique lotada de lixos eletrônicos, é possível colocar um evento no botão reCAPTCHA, para saber quantos cliques e interações reais ele teve, isso tudo é enviado para seu Google Analytics.
E claro… é um fator importante para o Google!
Google reCAPTCHA

Exemplo de Blog Monetizado pelo Google

Empregos e Concursos
Essas são algumas dicas para que seu site seja aprovado pelo Google AdSense, todos os projetos que otimizo e são aprovados pelo Google AdSense seguem esses princípios, existem outros recursos mais técnicos, mas esses são essenciais, fazendo certo todas as dicas acima seu site será aprovado pelo Google, tenho certeza disso!
O Site, Empregos e Concursos, foi um dos primeiros sites que otimizei para o Google e que focamos em sua aprovação para o Google AdSense, todas as dicas descritas neste artigo foram aplicadas nele, hoje ele tem um tráfego orgânico de 12 mil acessos por dia.
Estamos usando em foco a palavra-chave Vagas de Empregos, também deixaremos o site sempre atualizado com artigos relevantes para o mercado de trabalho, otimizado em performance e desempenho para os navegadores e a estrutura bem feira para o SEO.

Por Último - Vídeo Original Google AdSense

Por último deixarei esse vídeo direto do Google, o vídeo está em Inglês, mas é bem didático e fala alguns pontos que foram abordados aqui no artigo.
Sou William Tormen, foi um prazer compartilhar com vocês essas dicas, muito sucesso e fiquem com Deus!
William Tormen - Especialista WordPress

William Tormen - Especialista WordPress

Segue as dicas para monetizar seu site, faça com qualidade todos os itens listados acima, trabalhe seu conteúdo, fomente seu site com artigos ricos em detalhes e texto de qualidade.

Aplica as técnicas de SEO, é o mais importante para o Google, otimizar os títulos, descrição da página(post), linkagem interna, linkagem externa, Url's, Heading Tag's....

Trabalhe nos detalhes em seu site, após ter um número significativo de postagem envie para o Google aprovar seu site, tenho certeza que será aprovado!